Multimídia

Multimídia

Descubra todas as novidades sobre Shows, Filmes, Séries, Agenda Cultural e Muito Mais ! Mais informações »

Slide # 2

Moda

Fique por dentro de todas as novidades do mundo da moda feminina e masculina ! Mais informações »

Slide # 3

Tecnologia

Descubra as curiosidades e os lançamentos do mundo tecnológico Mais informações »

Slide # 4

Mundo

Diversos assuntos do cotidiano em um unico lugar, no MUNDO Interação Mais informações »

Slide # 5

Diário de Bordo

Saiba sobre os baastidores e como tudo começou em nosso Diário de Bordo Mais informações »

09 janeiro 2013

O conto de fadas, que não é tão de fadas assim!

Todo mundo já ouviu, pelo menos uma vez, que aquelas histórias lindas e com finais felizes da Disney, não foram escritas exatamente daquele jeito. Pelo contrario, as histórias originais são, muitas vezes, estranhas e até meio macabras, envolvendo violência, sexo, gravidez, morte, e em algumas, não existe final feliz. 

Pois bem, todas essas histórias foram adaptadas pela Disney para serem contadas as crianças. Não dava pra contar a uma criança que a Bela Adormecida, nas primeiras versões, foi na verdade estuprada pelo príncipe encantado ( que não é tão encantado assim ) enquanto estava desacordada e que depois de satisfeito, o príncipe simplesmente ia embora!!! Simples assim. E que nove meses depois ela da a luz a gêmeos (isso tudo ainda desacordada) e que eles, em busca de leite, é que são responsáveis por tirar a farpa "amaldiçoada" escondida embaixo da unha da Bela Adormecida. Estranho né?  Pois é, na verdade o negocio piora, príncipe continuou voltando lá durante os noves meses de gestação, e fazendo sempre a mesma coisa, se satisfazia e ia embora  até que um belo dia ele chega lá e encontra a Bela, já não mais adormecida, e os gêmeos só ai ele resolve se casar com ela, sacanagem né? A história ainda tem outros pontos que são bem diferentes daquela história contada pela Disney, mais que depois, quem quiser, é só procurar! 

Enfim, toda aquela imagem de mulher frágil, de dependência de um príncipe encantado, foi criada  para alimentar nossa "imaginação" e tornar as mulheres, de séculos passados, submissas a seus maridos. Que o trabalho da mulher era cuidar da casa. Hoje, em geral, as coisas são bem diferentes!

Durante uma aula na faculdade de Comunicação e Expressão, a minha professora citou um livro que fala exatamente sobre isso. "Mulheres que correm com os lobos", não sei se alguém já leu. 

A autora do livro, Clarissa Pinkola, é uma psicologa que através da interpretação de 19 lendas e histórias antigas, contos de fadas, entre elas, Barba-Azul, Patinho feio, Sapatinhos vermelhos, La Llorona. A autora extrai dessas histórias ensinamentos belíssimos sobre a alma feminina e sobre o funcionamento do nosso mundo e do mundo em geral. Ela fala sobre a nossa alma selvagem, do ser livre, intuitivo, forte e poderosos que nós somos. Mostra como a natureza da mulher foi sendo domesticada ao longo dos tempos, num processo que punia todas aquelas que se rebelavam. Segundo a analista, a exemplo das florestas virgens e dos animais silvestres, os instintos foram devastados e os ciclos naturais femininos transformados à força em ritmos artificiais para agradar aos outros. E propõe o resgate desse passado longínquo  como forma de atingir a verdadeira libertação. 


Agora você deve estar se perguntando, por que eu citei esse monte de coisa. Na verdade foi pra falar um pouco sobre as atuais readaptações dessas histórias. Vocês já devem ter percebido que os contos de fadas voltaram com tudo recentemente, só que numa versão mais adulta. Em livros, séries de TV, filmes. Primeiramente a gente imagina que a distorção da história é recente, quando na verdade, eles só estão resgatando pontos das histórias originais. 

Muitos filmes estão para serem lançados que seguem essa linha, contos de fadas sombrio. É claro que eles não serão fiéis as histórias originais, e terão o toque de hollywood para se tornarem superproduções. Mais uma coisa é certa, eles deixaram pra trás toda aquela magia criada pela Disney. 



Agora, só nos resta esperar e ver se essas novas produções serão realmente boas. Eu estou ansiosa para assistir, e vocês?? 







0 comentários:

Postar um comentário