Muito se fala de moda e tendência, os hits da estação mas pouco se fala como surgem e como influenciam milhares de pessoas. O Interaja Galera buscou algumas informações, como sempre fazemos.
Fala-se muito de tendência. É só vasculhar os blogs de moda que vocês verá. Mas o que é tendência? Segundo o dicionário Aurélio, é inclinação, vocação, propensão, ou se já é algo que se tem em vista e pode tornar-se real, é ainda uma hipótese.
A moda, como todos sabem, ela acompanha um contexto que inclui o estilo de vida das pessoas, a transformação da sociedade, seus comportamentos, seus desejos e a economia. Sim, a economia. Por que? Um exemplo é você ver na história da moda, na década de 1920 as roupas foram simplificadas, usavam tecidos como jersey, que era usado apenas para roupa íntima devido a escassez de materiais, de tecidos e as mulheres precisavam de roupas que fossem fáceis de vestir e que permitissem se movimentar melhor.
E por acompanhar todo este contexto é que, muitas vezes vemos o uso de certas roupas, estilos de forma constante e isto acaba se configurando em uma tendência.
Para falar a verdade o que se ouve muito é que a tendência não existe mais. A palavra, a meu ver, ficou bem banalizada e tudo agora é tendência. Tendência neon, tendência art decó. Acredito que nem seja mais tendência, é algo que as pessoas consciente ou inconscientemente adotam e as outras passam a adotar também. Virou um hit, algo que está em alta. Não sei uma palavra certa, mas tendência ou uma previsão não é mais.
Antes havia os caçadores de tendência, mas agora são chamados de cool hunters, que são especialistas que trabalham com previsão de moda e pesquisam e analisam o mercado, fazem relatórios e trabalham constantemente com as marcas e estilistas mostrando como as pessoas se comportam, como estão se vestindo, as mudanças da sociedade, etc. Hoje, há muito pesquisa não só em moda, mas em arquitetura, design, comportamento e que pode ser refletido sim na moda. Eles andam pelas cidades colhendo informações para as suas pesquisas. Muitas vezes o que se vê na rua é o que podemos dizer que é tendência.
Vocês já devem ter ouvido que a moda de rua, ou o street style, influencia muito as passarelas. Sim, muitos estilistas vêem estes comportamentos e transferem para as suas coleções. Um exemplo: a moda punk dos anos 1970 que nasceu nas ruas e foi traduzida para a moda pela estilista Vivienne Westwood.
Através destas pesquisas, desta percepção é que nasce uma tendência e que depois é transferida para a passarela, que depois começa a pipocar nos editoriais e a ser usada pelas pessoas.
Então, é isso aí Galera! Espero ter ajudado vocês que é super bacana ter um pouco de conhecimento! O que vocês nos diz sobre isso?! Comente!
0 comentários:
Postar um comentário